O que é essa tal Epigenética? É o estudo dos mecanismos que regulam nossos genes. É a relação entre estilo de vida, meio ambiente e desenvolvimento. Nutrição e estilo de vida estão intimamente ligados. Sabia que você é o culpado de mais de 90% daquilo que acontece com seu corpo e sua saúde?
Não é sobre os genes que você tem, mas sobre o que os seus genes estão fazendo! Diagnóstico precoce é diferente de prevenção!!
Os genes são, de certa forma, induzidos a se expressar conforme o contexto ambiental (o que inclui diversos fatores, inclusive outros genes), fazendo com que cada gene se comporte de maneira única em cada indivíduo. Esse balanço fino entre “ligar e desligar” os genes tem sido observado em diversos processos tumorais, assim como é observado também durante o desenvolvimento embrionário.
Dessa forma, somos capazes de mensurar a importância do processo epigenético para o funcionamento preciso e saudável dos organismos, e quais impactos que as alterações nesse processo podem causar. A única forma real de prevenir doenças é promover alterações no estilo de vida que gerem Saúde Integral.
Qual é o preditor mais forte de longevidade?
Perder peso não o ajudará necessariamente a viver mais, e os melhores indicadores de uma vida longa e saudável são mobilidade, força e equilíbrio.
Pequenas mudanças em sua alimentação ou adição de exercícios físicos regulares ajudam muito a viver uma vida longa; Gerencie o estresse; Mantenha sua mente ativa.
Não fume e Durma melhor.
Os ganhos para a saúde das pessoas idosas:
Ao se tornar fisicamente ativo (30min ou + de pratica diária), você perceberá algumas mudanças na sua qualidade de vida. Algumas serão observadas mais rápido do que outras. Porém, mesmo aquelas que você não percebe são importantes:
● Promove o seu desenvolvimento humano e bem-estar, ajudando a desfrutar de uma vida plena com melhor qualidade;
● Melhora as suas habilidades de socialização, por meio da participação em atividades em grupo; Aumenta a sua energia, disposição, autonomia e independência para realizar as atividades do dia a dia;
● Reduz o seu cansaço durante o dia e as suas dores nas articulações e nas costas;
● Melhora a sua capacidade para se movimentar e fortalece músculos, ossos, sua postura e o equilíbrio;
● Reduz o seu risco de quedas e lesões;
● Melhora a qualidade do seu sono; autoestima e autoimagem; Auxilia no controle do seu peso corporal e no controle da pressão alta;
● Reduz os sintomas de ansiedade, depressão; reduz o colesterol, o diabetes (alto nível de açúcar no sangue); o risco de desenvolver doenças do coração e alguns tipos de câncer;
● Melhora a saúde dos seus pulmões e sua circulação;
● Ajuda na manutenção da sua memória, sua atenção, sua concentração, seu raciocínio e seu foco. Reduz o risco para demência, como a doença de Alzheimer.
O que fazer como Movimento nas tarefas domésticas:
contribuindo com as atividades realizadas no cuidado do lar e da família, você se torna uma pessoa fisicamente ativa. Realize atividades como varrer, lavar louça, lavar e passar roupas, organizar as compras, fazer jardinagem, passear com animal de estimação, empurrar carrinho de bebê, entre outras.
O conceito de estilo de vida inclui diferentes fatores como dieta, comportamento, stress, atividades físicas, hábitos de trabalho e de consumo, entre outros. O background genético e os fatores ambientais estão diretamente relacionados com o estilo de vida, e os processos epigenéticos têm sido cada vez mais relacionados com diversos fenômenos.
Para a construção adequada do organismo, as células precisam se desenvolver em diferentes tipos, como por exemplo células sanguíneas, neurais, musculares, ósseas, e etc. Sendo assim, é necessário que haja um fator responsável por ligar e desligar os genes adequadamente, e então, direcionar a diferenciação de cada tipo celular. Esse fator “não genético” é a epigenética.
A epigenética descreve eventos moleculares que ocorrem no DNA, mas não afetam a sequência de DNA em si. Alterações epigenéticas impactam na forma como a molécula de DNA é formatada, e consequentemente, regula quais genes permanecerão ativos, influenciando na fisiologia e no comportamento de um organismo. Trago este tema de estudo para a reflexão da sua saúde. “Sua genética carrega a arma, e o seu estilo de vida é quem puxa o gatilho.”
Dicas para reduzir o sedentarismo:
Evite ficar muito tempo em comportamento sedentário. Sempre que possível, reduza o tempo em que você permanece sentado ou deitado assistindo à televisão ou usando o celular. Por exemplo, a cada uma hora, movimente-se por pelo menos 5 minutos e aproveite para mudar de posição e ficar em pé, ir ao banheiro, beber água e alongar o corpo. São pequenas atitudes que podem ajudar a diminuir o seu comportamento sedentário e melhorar sua qualidade de vida.
Comece hoje seus 30min de saúde!!
Profª Núbia
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE Brasília – DF 2021 GUIA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Xu Jiang He, et al. Making a queen: an epigenetic analysis of the robustness of the honeybee (A pis mellifera ) queen developmental pathway. Molecular EcologyVolume 26, Issue 6. 2016
